sexta-feira, abril 15, 2011

Ensaio sobre amizade - começo

Aos meus amigos Carlos Turgésyo, João Demtrius e Luiz Carlos, por seus respectivos aniversários.

Aniversário de um amigo é como um natal fora de época, você se sente feliz, só pro saber que é. Porque o amigo é uma estação da vida, uma estação que não passa, a amizade lhe impõe uma felicidade única, que é inenarrável.

O amigo é um ser completamente fiel, sim fiel, mas sem um pingo de fidelidade, isso de fidelidade é coisa de namoradinha ciumenta, o amigo é fiel e ponto.

Amigo, amigo de verdade, não sente o menor remorso quando lhe aflinge uma dor e meia noite do domingo ele liga “ei cacete, to fudido, bora tomar uma agora”, e que amigo diz não a um pedido desesperado de um amigo por companhia na madrugada de um domingo, nenhum, amigo é fiel e mesmo sabendo que a segunda será longa, ele simplesmente responde “onde a gente se encontra!”

Perceba que não existe também pudor com as palavras, afinal amigo é amigo e não tem frescurinha de medir palavras, isso é coisa pra quem não se conhece, amigo faz declaração de amor e junta a um ‘palavrão’. “Te amo, caralho”. E quando tem de brigar, briga com toda a emoção possível, manda ir pra tudo que é lugar, no final tem abraço e um pedido, “garçom, traz um cerva gelada”.

Amigo é carnaval, não aquele de Salvador, cheio de músicas estranhas, é mais um carnaval de Olinda, alegre e para todos os gostos, porque amigo é multicultural, e todos felizes não pelo que há de comum, mas pelo que há de diverso, “sou gay”, “não faço sexo”. E tem aquele amigo que em um momento nem percebe que te chamou de alguma coisa. “estou muito alcoólatra”, puts, é você que bebe com ele todos os dias.

Amigo não está só nos momentos tristes, afinal isso já é mais que certo, casamento, é triste o cara só não sabe ainda, morte, acidente, mas sempre está nos momentos felizes, aniversário, nascimento de filho, passou no vestibular, se formou, porque o amigo é o feriado na quinta com um “empressado” na sexta, amigo é aquele “feriadão”.

Como diria o grande Nelson Rodrigues, o amigo é um momento de eternidade. Meus amigos, obrigado por tudo, eu AMO vocês, porras!

Nenhum comentário: