ENSAIO SOBRE A MORTE DE UM AMIGO
“A morte de um velho amigo é uma catástrofe na memória. Todas nossas relações com o passado ficam alteradas.”
Nelson Rodrigues
Para falar sobre esse assunto tão singular, a morte de um amigo, primeiro vou definir, em outro momento ensaiarei com mais afinco, amizade. Pelo próprio Nelsinho, “O amigo é um momento de eternidade.”. Apenas essa frase seria suficiente para explicar o que é um amigo, mas vou ser um pouco mais enfático; amigo é aquele cara que você acompanharia ao inferno se fosse necessário, é aquela pessoa que você lembra nos seus momentos mais felizes e eles te ajudam, mesmo que você não peça, nos seus momentos mais tristes.
Dito isso, vamos ao assunto, creio que todos já perderam um amigo, esse amigo pode ser seu parente ou não, isso não influi na amizade, eu perdi, e que amigo, mas se não perderam, é algo que mais cedo ou mais tarde vai acontecer, a morte, em outro momento ensaiarei sobre ela, chega para todos, quer gostemos ou não. Quando isso acontece parece que todas as nossas referências com o nosso passado ficam quase que destruídas, Nelsinho botou em palavras esse sentimento.
Permitam-me falar sobre meu amigo, o cara mais honrado que conheci em vida, firme em seus ideais, um exemplo, lembro dele com um saudosismo enorme, não lembro dele triste, acho que eu nunca o vi triste, já o vi exaltado, já o vi perder a paciência, algumas vezes o contive, outras deixei para ver até onde iria, realmente não me vem a memória de vê-lo triste, enfim se preciso fosse iria acompanhá-lo aos confins do mundo.
Acontece que em uma bela manhã de domingo, lembro daquele dia como se fosse hoje, recebi uma ligação, de outro amigo, meu amigo tinha morrido, ouvir aquilo me atordoou de uma forma que eu não sei descrever, meu futuro estava comprometido com a falta de um amigo e meu passado caia por terra, uma das minhas referências dele tinha deixado a vida.
O passado se altera, de certa forma cruelmente, mas não que seja ruim, é que seu passado deixa de ser um momento feliz de vários que podem se suceder e passa a ser um momento único que não pode acontecer novamente. Passa a ser um momento que ficou apenas no seu passado.
O futuro não é mais de forma alguma como você acreditou que seria e seu passado já não é mais tão confortável como antes. Sua referência, seu elo com o passado e com o futuro, digo eu, fica completamente disfacelado, todas nossas relações com o passado ficam alteradas.
O começo ainda é mais cruel, os momentos de felicidades do passado, se tornam torturas da lembrança, não há felicidade nos risos que outrora foi tão bem vindo, com o tempo e com maturação da transformação do passado, você começa a ver como foi bom aquele riso e rir novamente, mas nunca como antes, agora o passado é uma era remota que não volta mais, é a Era dos AMIGOSSAUROS.
Um comentário:
A morte de um amigo...
sim, um momento de eternidade!
eu sabia que precisava ler pra saber se é bom ou não.
é bom simm.
Beijos
Postar um comentário